terça-feira, 16 de março de 2010

ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!




Sob o título "Palestina. Paz, sim. Apartheid, não, o ex presidente Jimmy Carter examina com acuidade as causas que envolvem o diálogo entre Israel e a Palestina. É um belo livro, inobstante os protestos (e foram muitos) nos Estados Unidos e em Israel, para ficarmos aí.
Estive lá. vi com os meus olhos o muro, como vi também a constante vigilância militar.
Não sei se essa paz chegará, mas vi homens humilhados, temerosos, com um nó na garganta, esquivando-se de qualquer pergunta feita sobre Arafat, ícone que passei a admirar desde o dia em que vi o célebre discurso do ramo de oliveira.
Hospedei-me em Belém e de um lado para o outro do muro exibi passaporte, como vi o guia descer em Jerusalém, pois não podia ter acesso a Belém, como também a Jericó.
É uma terra linda, onde a emoção está em cada centímetro de chão.
O terreno é árido, mas as pedras são símbolos que permeiam cada monumento visitado, como elemento fundamental e simbólico das construções. Umas milenares, outras não.
Por que será, então, que o personagem principal dessa terra não pode ser atendido? Ele só pediu que os homens se amassem como a si próprios uns aos outros.
Desejo, sinceramente, que haja a paz naquela terra. Só não sei como o Brasil se legitimaria como intermediário com esse estranho amor por ditaduras, como Cuba, Venezuela e Colômbia, ou pelo radicalismo, como o do Irã.
Pai, eles (no Brasil) não sabem o que fazem! Aliás, eles nem sabem o que dizem.

Um comentário:

Guilherme disse...

Muito bom, é muito complicado administrar um conflito sem compreender as diferenças culturais, nas expectativa que todos absorvam essa estranha democracia (cada vez mais arbitrária) em que vivemos.